quarta-feira, 6 de julho de 2011

08 de dezembro - Imaculada Conceição de Nossa Senhora


A festa da Imaculada Conceição comemorada atualmente no dia 8 de dezembro foi definida em 1476 pelo Papa Sisto IV. A existência da festa era um forte indício da crença da Igreja de Imaculada Conceição, mesmo antes da definição do século XIX como um dogma.
O dogma católico conceitua a concepção da Virgem Maria sem mancha (“mácula” em latim) do pecado original. Por esse dogma, desde o primeiro instante de sua existência, a Virgem Maria foi preservada por Deus, da falta de graça santificante que aflige a humanidade, porque ela estava cheia de graça divina e que ela viveu uma vida completamente livre de pecado.
Sua festa é solenemente comemorada em diversos municípios do Estado do Rio de Janeiro, notadamente os que estão no litoral fluminense.
Em Campos dos Goytacazes, a sua festa é comemorada nas localidades de: Arraial, Barcelos, Bela Vista 1,  Campelo, Canto do Rio, Guarus, Itereré, Juriri, Mineiros, Olaria, Ponta Grossa, Ponto do Carmo, Pontalia, Ponto do Coqueiro, Quilombo, Sabonete e Vila Manhães.

Nenhum comentário:

Postar um comentário