quarta-feira, 6 de julho de 2011

11 de novembro - São Martinho


São Martinho de Lima ou São Martinho de Porres nasceu em Lima, Peru em 1579. Seu pai era espanhol e sua mãe uma mulher de cor, alforriada, natural do Panamá. Aos 15 anos Martinho se tornou donato no convento dos Dominicanos em Lima e trabalhou como barbeiro, trabalhador rural e enfermeiro entre outras coisas.

Martinho tinha um grande desejo de viajar por outros países e se tornar um mártir. Contudo, uma vez que isso não era possível ele martirizou seu próprio corpo, fazendo devoção e contínua penitência. Em troca Deus o abençoou com inúmeras graças e maravilhosos dons como levitação e bilocação.
O amor de São Martinho era contagiante, mostrado igualmente a homens e animais, incluindo malfeitores. Martinho mantinha um hospital para cães e gatos na casa de sua irmã. Ele também possuía sabedoria divina solucionando problemas da vida conjugal de sua irmã conseguindo um dote para sua sobrinha em três dias e solucionando problemas teológicos para os alunos de sua ordem e também para os bispos.
Martinho era amigo de Santa Rosa de Lima. Este exemplo de humildade morreu em novembro de 1639 e foi canonizado em 6 de maio de 1962. Sua festa é celebrada em 3 de novembro. É o santo padroeiro dos barbeiros e dos conflitos raciais.
Em Campos dos Goytacazes, no distrito de mesmo nome do santo, é celebrada uma grandiosa festa com procissão, presença de autoridades locais e regionais, e como ponto alto, a tradicional cavalhada, que é uma representação simbólica da luta de cristãos e mouros pela mão de uma princesa. A cavalhada de São Martinho, assim como a de Santo Amaro, são mais antigas que a própria existência do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário